Páginas

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Níveis de prevenção: DEZ (10) questões resolvidas, todas comentadas

(1) Os testes de rastreamento distinguem os indivíduos que aparentemente estão bem, mas que têm uma doença ou um fator de risco. Esse tipo de teste é parte de muitas atividades de prevenção primária e de todas as atividades de prevenção secundária.
(A) Certo
(B) Errado
Comentário: O teste de rastreamento é aplicado em assintomáticos. O teste busca indivíduos com incidência (caso incidente) e, nesse caso, seria só prevenção secundária. Mas se pensamos como um todo, o teste de rastreamento chama atenção para muitos fatores de risco - pensem nas campanhas para a necessidade do rastreamento da doença em questão - e, portanto, podem atuar na prevenção primária sim, fazendo com que as pessoas fiquem mais atentas a fatores que podem ser modificados.

(2) Atividades que modificam a vida, como mudar para uma dieta baixa em gorduras, procurar um programa estável de exercícios aeróbicos e parar com o tabagismo, são consideradas como sendo métodos de prevenção secundária ou pré-doença.
(A) Certo
(B) Errado
Comentário: Errado. Leia a questão anterior, bem como seu comentário. As atividades aqui descritas postergam/diminuem/evitam um novo caso. Portanto, trata-se de prevenção primária.

(3) Diagnóstico pré-sintomático e tratamento por meio de programas de rastreamento são referidos como prevenção secundária. Apesar da não prevenirem a causa de início do processo de doença, podem prevenir as sequelas permanentes.
(A) Certo
(B) Errado
Comentário: Excelente questão. Define boa parte da prevenção secundária e explica que, se a prevenção secundária tiver sucesso, não haverá necessidade de prevenção terciária.

(4) 
Quando a doença se torna sintomática e a assistência médica é procurada, inicia-se o trabalho da medicina preventiva e(ou) curativa, de modo a limitar incapacidade em pacientes com sintomas precoces, ou de modo a reabilitar pacientes com doença sintomática tardia. Nesse estágio, como não há nível de prevenção estabelecido, considera-se que não há prevenção possível..

(A) Certo
(B) Errado
Comentário: O trabalho da medicina preventiva (curativa) se inicia antes (no período pré-patogênico). Ademais, a prevenção de que se fala é a terciária. Ou seja, essa questão nem discrimina, tem tantos equívocos...
Fonte: http://rotadosconcursos.com.br/questoes-de-concursos/vigilancia-sanitaria-politica-de-saude-servico-unico-de-saude-sus-vigilancia-epidemiologica/533694

(5) A prevenção secundária engloba ações voltadas à reabilitação do indivíduo após a cura ou o controle da doença, a fim de reajustá-lo a uma nova condição de vida.
(A) Certo
(B) Errado
Comentário: A questão fala de prevenção terciária. 
Fonte: http://rotadosconcursos.com.br/questoes-de-concursos/vigilancia-sanitaria-politica-de-saude-servico-unico-de-saude-sus-vigilancia-epidemiologica/533696

(6) Da prevenção primária espera-se a diminuição da incidência da doença mediante o controle de fatores de risco ou causas associadas, bem como a diminuição do risco médio de doença na população, enquanto da prevenção secundária espera-se que haja diminuição da prevalência da doença, essencialmente pela diminuição da sua duração.
(A) Certo
(B) Errado
Comentário: excelente questão, abrindo o leque de compreensão do aluno, falando da relação com as causas associadas que podem levar à incidência de novas doenças e estabelecendo o belíssimo conceito de incidência, prevalência e duração. 

(7) Realizada, em geral, fora do sistema de atenção à saúde, a prevenção primária previne ou impede a ocorrência de doença, removendo suas causas.
(A) Certo
(B) Errado
Comentário: Questão ruim. a prevenção primária é isso o que está sendo dito na questão e PODE ser realizada fora do sistema de saúde: propagandas em jornais, TV, palestras em empresas. Em geral para questão de prova é caótico. Nunca aplicaria essa questão em uma prova minha. Ela vale para reforçar o conceito de prevenção primária
(8) Assinale a opção cuja ação corresponda ao nível secundário de prevenção de doenças, segundo o modelo descrito por Leavel & Clark.
A. Saneamento básico.
B. Imunização.
C. Aconselhamento genético.
D. Inquérito para detecção de casos na comunidade.
E. Controle de vetores.
Comentário: A letra D é destinada à busca de casos já existentes. As demais são ações de prevenção primária
Baseado em: http://rotadosconcursos.com.br/questoes-de-concursos/vigilancia-sanitaria-politica-de-saude-servico-unico-de-saude-sus-vigilancia-epidemiologica/156117



(9) Considerando-se o modelo de história natural da doença, a vacinação, tanto de adultos quanto de crianças, representa uma ação de saúde coletiva do tipo.
A. Prevenção Terciária.
B. Proteção Específica.
C. Promoção da Saúde.
D. Prevenção Secundária.
Comentário: Para responder, é preciso saber o que é prevenção primária e saber ainda um pouco mais: que ela contém as abordagens B e C. Aí, é fácil resolver, pela palavra proteção.

(10) Imunizações, reabilitação de um paciente com sequelas de AVC, realização de citopatológico de colo uterino e evitar realizar procedimentos invasivos desnecessários são, respectivamente, exemplos de níveis de prevenção. Selecione a sequência com a ordem do tipo de prevenção correta.
A) Secundária, Terciária, Primária e Quaternária.
B) Quaternária, Primária, Terciária e Secundária.
C) Primária, Terciária, Secundária e Quaternária.
D) Primária, Secundária, Terciária e Quaternária.
E) Secundária, Quaternária, Terciária e Primária.
Comentário: Ficamos limitados às opções C e D pois a imunização evita o surgimento do caso novo (prevenção primária). A reabilitação é palavra chave da prevenção terciária. Ficamos com a letra C. Questão MUITO fácil.
Fonte: http://www.ufac.br/site/editais-concursos/prograd/edital-prograd-no-08-2017-processo-seletivo-para-preenchimento-de-vagas-residuais-nos-cursos-de-graduacao-da-ufac-para-o-1o-semestre-de-2017/gabarito-preliminar-e-cadernos-de-prova-da-prova-objetiva/caderno-de-provas-objetiva-medicina.pdf/@@download/file/Caderno%20de%20Provas%20Objetiva%20-%20Medicina.pdf (questão 59)

Um comentário: