Páginas

segunda-feira, 1 de junho de 2020

Um (1) Exercício traduzido do Exame MIR (Medico Interno Residente) 2019

Referência: https://www.casimedicos.com/respuestas-de-medicina-preventiva-del-examen-mir-2019/

Questão: Em relação aos estudos controlados por placebo, qual das seguintes afirmações está correta?
1-Quando o mascaramento é muito rigoroso, os testes comparativos geralmente apresentam eficiências mais modestas.
2-Os estudos duplo-cegos não podem ser realizados se um medicamento for administrado topicamente através da pele e o o outro que se deseja comparar for administrado por via intravenosa.
3-Para garantir que as características da linha de base dos indivíduos incluídos sejam comparáveis ​​entre os grupos de tratamento, a randomização pode ser estratificada por todos os critérios de inclusão e exclusão descritos no protocolo.
4-Um estudo de desenho aberto tem mais validade metodológica do que se fosse realizado com mascaramento dos tratamentos.

RESPOSTA CORRETA: 1 (a resposta também é fornecida no site indicado, mas aqui acrescento algumas coisas)
O mascaramento rigoroso reduz a importância do efeito placebo e da ação terapêutica, o que se reflete em menor eficácia (mas com menor risco de viés) (reposta 1 verdadeira). O duplo-cego pode ser usado mesmo se os medicamentos a serem comparados forem administrados por diferentes vias através do ideia de, por exemplo, administrar simultaneamente o medicamento A topicamente e um placebo por via intravenosa e o medicamento B intravenoso e um placebo topicamente (resposta 2 é falsa). A resposta 3 não faz sentido. A resposta 3 está incorreta, pois estudos abertos, apesar de melhor representarem o mundo real, é fonte importante de viés (especialmente de seleção) e não é utilizado usualmente em situações de ensaio clínico randomizado.
essa questão não é simples...mas possibilita análises aprofundadas sobre o ECR.