Páginas

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Sete (7) exercícios sobre viés e uma (01) aula sobre viés

Aula: http://www.fsp.usp.br/~marlyac/aula7.pdf

Verifique os exercícios:



[1] Viés de Seleção

[2] Confusão

[3] Confusão e ECR

[4] Efeito do trabalhador saudável: viés de seleção

[5] Perda de acompanhamento/seguimento: viés de seleção

[6] Viés de Informação

[7] Viés de Seleção





[1] Um pesquisador conduziu um estudo comparando o medicamento X com um placebo. Os sujeitos do estudo puderam escolher se receberiam o medicamento X ou o placebo. Que tipo de viés é este?
Resposta: Viés de seleção. Este viés pode ser superado pela aleatorização dos sujeitos ao medicamento que vão receber.

[2] Uma pesquisa avaliou a associação entre o hábito de fumar e acidentes fatais de motocicleta. Encontrou-se que havia associação positiva entre hábito de fumar e acidentes fatais, mas também entre hábito de fumar e não usar capacete. Que tipo de viés pode acometer este estudo?
Resposta: Confusão, que deixa a verdadeira relação entre as variáveis confusa. E não é possível saber qual o verdadeiro responsável pela relação causal. Neste caso, pode ser o hábito de usar capacete que acarreta a fatalidade e não o hábito de fumar - o que parece razoável.
Entenda mais: um programa preventivo que reduza o hábito de fumar, caso não implique mudança no uso/não uso de capacete, não terá efeito algum...por isso é importante levar em consideração se existe o fator de confusão.

[3] Explique por qual razão a aleatorização dos sujeitos no ECR é melhor opção para o controle de variáveis de confusão.
Resposta: A aleatorização ou randomização equilibra os fatores de confusão entre os grupos estudados. É efetiva no equilíbrio (distribuição equilibrada) dos fatores de confusão se a amostra for suficientemente grande.
Entenda mais: os fatores de confusão não deixam de existir, eles só não são diferentes entre os grupos. Ao não serem diferentes entre os grupos não atrapalham a inferência que é feita com base no ECR.
Fonte: Merril RM. Principles of Epidemiology Workbook: Exercises and Activities. Jones & Bartlett Learning. 2011.

[4] Explique o que é o efeito do trabalhador saudável e que tipo de viés é este.
Resposta: Se os trabalhadores representam um grupo exposto e uma amostra da população geral representa o grupo não exposto, viés ocorre se os trabalhadores são mais saudáveis, em média, do que a população geral. Em outras palavras, o efeito do trabalhador sadio é um tipo de viés de seleção em estudos epidemiológicos que tendem a subestimar a ocorrência dos problemas de saúde, pois os trabalhadores em atividade seriam mais saudáveis e aptos para o trabalho do que os não inseridos no mercado, devido a problemas de saúde.
Entenda mais: os trabalhadores noturnos podem ser mais saudáveis e menos estressados do que a população geral, por terem estratégias de enfrentamento (coping) eficazes.
Fonte: Merril RM. Principles of Epidemiology Workbook: Exercises and Activities. Jones & Bartlett Learning. 2011.http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102001000600008http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-790X2005000300011&script=sci_arttext.

[5] Quando a perda de acompanhamento/seguimento em um estudo de coorte resulta em viés de seleção? 
Resposta: Se a perda de acompanhamento estiver relacionada tanto com a exposição como com o desfecho.
Entenda mais: Alguns sujeitos expostos a determinado fator de risco em estudo, que seriam acompanhados após a alta hospitalar, podem evoluir para óbito não comparecendo ao seguimento. A ausência desses pacientes no conjunto dos pacientes analisados pode sugerir falsamente que o fator em estudo tenha menor relação com o desfecho.
Fonte: Merril RM. Principles of Epidemiology Workbook: Exercises and Activities. Jones & Bartlett Learning.http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-507X2008000100015 

[6] Qual o provável viés de um inquérito sobre doenças sexualmente transmissíveis baseado em auto relato? 
Resposta: Existe a possibilidade de que um percentual de pessoas entrevistadas não queira reportar DST, pelo fato de ser uma doença com algum estigma, ligada a comportamentos por vezes discriminados por parcela da sociedade. Trata-se de viés de informação.
Baseado em: Gertsman BB. Epidemiology kept simple. Third Edition. 2013. Willey-Blackwell.

[7] Viés de seleção são distorções nos resultados de um estudo epidemiológico decorrentes dos procedimentos utilizados para a seleção dos participantes e/ou de
fatores que influenciam a participação no estudo. São vieses de seleção, EXCETO:
a) viés de sobrevida seletiva.
b) perda seletiva de segmento.
c) efeito do trabalhador saudável.
d) viés de suspeição da exposição.
Fonte: http://www.betim.mg.gov.br/prefeitura_de_betim/superintendencias/recursos_humanos/concursos/provas/88%20sanitarista.PDF