Páginas

sábado, 25 de janeiro de 2020

Cinco (5) questões comentadas de provas de residência de 2020

(1) As lesões decorrentes de atos de violência e dos acidentes, também denominadas causas externas, provocam vultuosos impactos, principalmente, na saúde pública de países de média e baixa renda. Em relação à violência no Brasil, pode-se afirmar:
A. ( ) Os principais tipos de lesões_ colisões de trânsito, afogamentos, envenenamentos e queimaduras_ são acidentais e ocorrem de maneira aleatória, sem previsibilidade.
B. ( ) As causas externas constituem a segunda principal causa de óbito em adolescentes e adultos jovens, com predomínio em indivíduos negros ou pardos do sexo masculino.
C. ( ) No processo de transição epidemiológica brasileira, a diminuição da carga de morte por doenças infecciosas e parasitárias em relação às doenças crônicas não transmissíveis foi acompanhada pelo aumento das doenças do aparelho circulatório e das causas externas.
D. ( ) Nota-se, nos últimos anos, aumento da mortalidade por causas externas em todas as capitais brasileiras, sobretudo no Nordeste.
Resposta C. A dúvida fica entre as letras C e D, isso porque o aumento da mortalidade é extremamente vago e impreciso. taxas? proporções? números absolutos? Contudo, a opção C é correta em toda a sua extensão, e como fica a dúvida em relação à letra D, optamos pela letra C.

Fonte: Questão 33 -https://www.policiamilitar.mg.gov.br/conteudoportal/uploadFCK/crs/01122019114322434.pdf

(2) Um estudo investigou a associação entre o primeiro registro do índice de massa corporal (IMC) e a sobrevida até o diagnóstico de 22 tipos de cânceres de localização mais comuns, em população registrada em banco de dados de atendimento clínico. A sobrevida foi comparada entre os grupos de pacientes com diferentes faixas de IMC. Observaram-se resultados da associação entre IMC e incidência de alguns tipos de câncer: fígado (Razão de Riscos =1,12; IC95% 1,12–1,27), cólon (Razão de Riscos=1,10; IC95% 1,07–1,13), mama pré-menopausa (Razão de Riscos =0,89; IC95% 0,86–0,92), e melanoma (Razão de Riscos =0,99; IC95% 0,96-1,02), bexiga (Razão de Riscos=1,03; IC95% 0,99-1,06), ovário (Razão de Riscos =1,09; IC95% 1,04-1,14). A heterogeneidade dos efeitos sugere diferentes mecanismos associados a diferentes tipos e locais de cânceres. O DELINEAMENTO UTILIZADO FOI:
a. Ensaio clínico sobre o risco de mortalidade entre tipos de câncer.
b. Estudo Caso (cânceres) Controle (não cânceres).
c. Estudo Transversal sobre cânceres e IMC.
d. Estudo de Coorte sobre ocorrência de cânceres entre expostos e não expostos.
Resposta D. O único estudo que permite investigar sobrevida é o estudo de coorte.

Fonte: Questão 66 - https://www.comvest.unicamp.br/residenciamedica/provas/tAD1V.pdf

(3) Um estudo analisou a tendência temporal das taxas de internação de maiores de 60 anos por doenças respiratórias em uma região, antes e após a implantação das campanhas de vacinação contra a influenza. O DELINEAMENTO UTILIZADO FOI:
a. Estudo de prevalência.
b. Ensaio clínico.
c. Estudo de coorte prospectivo.
d. Estudo ecológico.
Resposta D. Análise de tendência temporal de taxas não pode ser transversal e nem clínico. transversal é apenas um momento e ensaio clínico requer uma intervensão, o que não houve. Coorte prospectivo é pouco provável, porque o foco é uma região inteira, é um estudo amplo, geográfico. Ficamos com o estudo ecológico.

Fonte: Questão 69 - https://www.comvest.unicamp.br/residenciamedica/provas/tAD1V.pdf

(4) Mulher, 90a, foi levada ao Pronto Socorro por episódio único de vômito e desidratação. Realizados tomografia de abdome, exames laboratoriais, endoscopia e colonoscopia, com resultados normais. Antecedentes pessoais: síndrome demencial avançada. Após a internação, não foi mais capaz de deambular. A PROTEÇÃO CONTRA INTERVENÇÕES DESNECESSÁRIAS CORRESPONDE À PREVENÇÃO:
a. Quaternária.
b. Terciária.
c. Primária.
d. Secundária.
Resposta A. O enunciado chama a atenção para o excesso de intervenções, mas não ajuda em nada na resposta se o aluno não tiver claro o conceito. A resposta é letra A

Fonte: Questão 70 - https://www.comvest.unicamp.br/residenciamedica/provas/tAD1V.pdf


(5) Homem, 44a, chega ao Pronto Socorro com quadro de hipotensão arterial, extremidades frias e pulso rápido. A esposa refere que o paciente caiu de bicicleta no mesmo dia pela manhã e bateu o tronco sobre a quina da calçada, apresentando dor intensa na região hipocôndrio esquerdo. Antecedentes pessoais: soropositivo para HIV, internação por pneumonia intersticial, com alta há 8 dias. Evolui para óbito em menos de duas horas. O MÉDICO RESPONSÁVEL POR ESTE ATENDIMENTO DEVE:
a. Orientar a família a procurar o médico assistente do Centro de Saúde.
b. Preencher a Declaração de Óbito.
c. Encaminhar o corpo para o Serviço de Verificação de Óbitos.
d. Encaminhar o corpo para o Instituto Médico Legal.

Resposta D, pois a causa básica mais provável foi a queda da bicicleta, a qual é uma causa externa. O SVS só deve ser acionado em caso de morte natural.

Fonte: Questão 79 - https://www.comvest.unicamp.br/residenciamedica/provas/tAD1V.pdf