Páginas

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Vigilância Epidemiológica - Vinte e três (23) Questões comentadas

Fonte:https://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/prova/arquivo_prova/3258/ifn-mg-2010-ifn-mg-professor-parasitologia-imunologia-e-epidemiologia-veterinaria-prova.pdf
Questão 1 
A vigilância epidemiológica constitui-se importante instrumento para o planejamento, organização e operacionalização dos serviços de saúde, bem como a normatização das atividades técnicas correlatas. Com base nos conceitos associados à vigilância epidemiológica, marque a alternativa CORRETA: 
A) A investigação epidemiológica inicia-se logo após a notificação de casos de doenças/agravos, suspeitos ou clinicamente comprovados, a partir do momento em que as autoridades passam a considerar necessário dispor de informações complementares sobre tais casos. 
B) Levantamento epidemiológico é o estudo seccional do tipo amostral para quando as informações existentes forem inadequadas ou insuficientes devido a diversos fatores.
C) Os dados de morbidade são importantes como indicadores da gravidade do fenômeno vigiado, pois se referem a fatos vitais bem marcantes e registrados via declarações de óbito.
D) A vigilância epidemiológica tem como funções: coletar, processar, analisar e interpretar dados ou recomendar medidas de controle apropriadas.
Comentário: questão razoável. A letra B implica que a vigilância é feita por amostragem, o que é incorreto; a letra C faz uma bagunça ao misturar morbidade com declarações de óbito; a letra D confunde, mas a palavra ou faz toda a diferença, pois a VE interpreta dados E propõe medidas.


Fonte: http://www.copeve.ufal.br/sistema/anexos/Especializacao%20Lato%20Sensu%20UFAL%20-%20Edital%20n.007-2012/Prova%20-%20Vigilancia%20em%20Saude%20-%20Tipo%201.pdf

Questão 2
É o conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual e coletiva. Tem como finalidade recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.
A) Vigilância Epidemiológica. 
B) Vigilância Sanitária.
C) Vigilância da saúde.
D) Vigilância Ambiental.
E) Vigilância Cultural.
Comentário: questão ruim para discriminar conhecimento dos alunos pois é explícita demais, mas boa para estudo e para reforçar o conceito de VE.

Fonte: Ministério Público da União (MPU) 2013 (2ª edição) Cargo: Analista do MPU - Área Saúde (Especialidade: Enfermagem) Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior
Questão 3
Durante o período de investigação de caso de doença, independentemente do tipo da doença, devem-se adotar medidas rigorosas de isolamento.
(C) Certo
(E) Errado
Comentário: As medidas de isolamento não são sempre necessárias. Aliás, os primórdios da VE traziam essa ideia, em muito já superada.

Fonte:http://www1.cesgranrio.org.br/pdf/seplag0111/provas/PROVA%2056%20-%20SANITARISTA%20-%20SANITARISTA.indd.pdf

Questão 4
Numa investigação epidemiológica de doença transmissível, os principais objetivos são
(A) analisar os casos por sexo e idade e comparar com os contatos.
(B) elaborar um diagrama de controle e calcular o índice endêmico.
(C) identificar o caso primário e o mecanismo de transmissão.
(D) isolar imediatamente todos os casos e tratá-los.
(E) vacinar todos os contatos e tratar os casos.
Comentário: Adorei essa questão. Confunde no início, mas se lida com o devido cuidado fica claro que se não for investigado o caso primário e identificado tal caso, as letras (a), (b) e (e) são inúteis. A letra (d) faz parte de uma ideia anterior do que é a VE (veja questão 3).

Fonte:CONCURSO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DO QUADRO DE PESSOAL DA ÁREA DA SAÚDE DA PREFEITURA DE RIBEIRÃO DAS NEVES Edital nº 02/2014 EPIDEMIOLOGISTA

Questão 5
Notificação é a comunicação da ocorrência de determinada doença ou agravo à saúde ou surto, feita à autoridade sanitária, para fins de adoção de medidas de intervenção pertinentes. No Brasil, segundo a lista nacional de doenças e agravos de notificação compulsória definida pela portaria n. 5, de 21 de julho de 2006, são doenças de notificação obrigatória, EXCETO:
A) Botulismo.
B) Cólera.
C) Câncer de mama.
D) Eventos adversos pós-vacinação.
Comentário: A vigilância do câncer de mama não é feita por notificação compulsória, mas por pesquisas especiais. Veja: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/acoes_programas/site/home/nobrasil/programa_epidemiologia_vigilancia/

Fonte:https://www.msconcursos.com.br/admin/concurso/download.php?file=arq_1940.pdf&name=T%C9CNICO%20DE%20VIGIL%C2NCIA%20EPIDEMIOL%D3GICA.pdf

Questão 6
O SINAN é o sistema de informação utilizado pelo Ministério da Saúde no armazenamento e processamento de dados  referentes  às  doenças  de notificação  compulsória.  O  que  significa esta sigla?
a) Sistema nacional de agravos de notificação.  
b) Sistema nacional de agravos notificados. 
c) Sistema da nacionalização de agravos notificados.  
d) Sistema de informação nacional de agravos de notificação
Comentário: Questão ruim. O nome é Sistema de Informação de Agravos de Notificação. A resposta menos pior é a (d)

Fonte: Governo do Estado do Paraná. Concurso Público Edital n° 03/2004 Prova de Conhecimentos – 09/05/2004 - Tarde

Questão 7
Ao avaliarmos os atributos da vigilância epidemiológica, destacamos os seguintes: utilidade, sensibilidade, representatividade, oportunidade, simplicidade, flexibilidade e aceitabilidade. Considere as afirmativas abaixo a respeito desses atributos.
I. Utilidade é a capacidade de um sistema de cumprir o objetivo de prevenção e controle do evento adverso à saúde.
II. Sensibilidade é a capacidade de detectar casos verdadeiros de um evento.
III. Representatividade é a capacidade de o sistema acionar medidas de prevenção e controle no momento necessário para que as ações possam atingir o impacto desejado.
IV. Oportunidade é a capacidade de detectar a ocorrência do evento em qualquer momento segundo a distribuição por tempo, lugar e pessoas.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
*c) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
Comentário: Excelente questão. tire suas dúvidas em: http://www.saude.sc.gov.br/gestores/sala_de_leitura/saude_e_cidadania/ed_07/06_04_05_05.html

Fonte: http://www.betim.mg.gov.br/prefeitura_de_betim/superintendencias/recursos_humanos/concursos/provas/88%20sanitarista.PDF

Questão 8
A inclusão de doenças na lista nacional de notificação compulsória é decidida mediante a consideração de critérios, entre eles estão incluídos, EXCETO:
*a) a inexistência de sigilo, expressa no interesse coletivo.
b) a magnitude, expressa pela freqüência elevada da doença.
c) a vulnerabilidade, expressa pelos instrumentos de prevenção e controle.
d) o potencial de disseminação, expresso pela transmissibilidade da doença.
Comentário: questão clara e sem ambiguidades.

Fonte: https://site.pciconcursos.com.br/provas/21792997/10202d4f4876/supervisor_de_epidemiologia.pdf

Questão 9
O propósito de investigar uma epidemia de doença transmissível é identificar a causa e a melhor maneira de controlá-la. Para isso deve ser feito um trabalho epidemiológico sistemático e detalhado, envolvendo os seguintes passos, em sequência ou simultaneamente, EXCETO
a) Investigação preliminar
b) Identificação e notificação dos casos
* c) Coleta sem necessidade de análise dos dados
d) Manejo e controle, divulgação dos resultados e acompanhamento
Comentário: questão clara e sem ambiguidades.

Fonte: http://www.ceremrr.com/wp-content/uploads/2015/01/PROVA-RESIDENCIA-2015.1.pdf

Questão 10
A vigilância epidemiológica compreende o conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças e agravos. Um dos pilares da vigilância para doenças com potencial epidêmico é a notificação compulsória de casos:
a) Confirmados
* b) Suspeitos
c) De morte
d) Em tratamento
e) Internados 
Comentário: você pode ter dúvidas entre a A ou a B. Mas, parece razoável que um dos pilares seja notificar o quanto antes no caso de doenças epidêmicas. Desse modo, faz todo o sentido marcar a letra B, pois é o diferencial no caso de potencial epidêmico.

Baseado em:http://www.unirg.edu.br/images/paginas/reitoria/RESIDENCIA/acesso_direto_caderno.pdf

Questão 11
A vigilância epidemiológica disponibiliza informações atualizadas sobre a ocorrência de doenças e agravos, bem como dos seus fatores condicionantes em uma área geográfica ou população determinada para a execução de ações de controle e prevenção. A vigilância epidemiológica
a) deve ser baseada em unidades sentinela, para eventos erradicados ou em eliminação.
*b)  deve usar definição de caso que contenha critérios para pessoa, tempo e lugar.
c) é passiva quando realizada por meio de visitas de profissionais da vigilância às unidades de saúde.
d) representa um conjunto de atividades pontuais de prevenção, realizadas nos municípios de grande porte.
Comentário: as resposta a) e d) restringem o escopo da vigilância, que é mais amplo do que o proposto nas questões. A letra c) por usar a palavra ativa em vez de passiva. Sobra a letra b.

Fonte:http://www.resmedica.com.br/index.php?option=com_jdownloads&Itemid=3&view=finish&cid=310&catid=270 (Processo Seletivo Unificado Minas Gerais 2011)

Questão 12
Recentemente, novos agravos foram incluídos na Lista de doenças de notificação compulsória do SINAN. Em relação à notificação, assinale a alternativa ERRADA:
A) A notificação negativa é um importante elemento na avaliação do sistema de vigilância epidemiológica
*B) A responsabilidade da notificação é restrita aos profissionais médicos
C) Em determinadas doenças, como por exemplo a tuberculose, deve-se notificar apenas o caso confirmado
D) Por compulsória entende-se a obrigatoriedade da notificação, visando a cobertura universal dos agravos selecionados
Comentário:Lembro que a notificação não é um ato exclusivamente médico, logo não poderia ser a letra B

Fonte:Concurso: Ministério Público da União (MPU) 2013 (2ª edição) Cargo: Analista do MPU - Área Saúde (Especialidade: Enfermagem) Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) Nível: Superior

Questão 13
Em caso de pandemia, constata-se elevação do número de casos de uma doença ou agravo, em determinada localidade, por período de tempo determinado, havendo excesso de ocorrências dessa doença ou agravo em relação à frequência esperada.
Comentário: Questão incorreta. Está tudo errado antes da segunda vírgula...

Fonte:Concurso: Ministério Público da União (MPU) 2013 (2ª edição) Cargo: Analista do MPU - Área Saúde (Especialidade: Enfermagem) Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) Nível: Superior

Questão 14
Durante o período de investigação de caso de doença, independentemente do tipo da doença, devem-se adotar medidas rigorosas de isolamento.
Comentário: Questão incorreta. Medidas rigorosas de isolamento remetem aos primórdios da vigilância epidemiológica e hoje se referem muito mais aos agravos inusitados e às doenças transmissíveis

Fonte: Baseado em http://rotadosconcursos.com.br/questoes-de-concursos/vigilancia-sanitaria-politica-de-saude-servico-unico-de-saude-sus-vigilancia-epidemiologica/567779

Questão 15
A notificação negativa —- notificação da não ocorrência de doenças de notificação compulsória na área de abrangência da unidade de saúde —- indica que os profissionais e o sistema de vigilância da área estão alertas à não ocorrência de tais eventos.
Comentário: Questão correta e boa para estudar. Trata do que é a notificação negativa, bem como o que isso significa. Questão CORRETA

Fonte: http://rotadosconcursos.com.br/questoes-de-concursos/vigilancia-sanitaria-politica-de-saude-servico-unico-de-saude-sus-vigilancia-epidemiologica/734795

Questão 16
É a ocorrência de dois ou mais casos epidemiologicamente relacionados, restrita a um espaço extremamente delimitado: colégio, quartel, creches, um quarteirão, um bairro etc.
A. Surto
B. Zoonose
C. Endemia
D. Epidemia
E. Pandemia
Comentário: Questão clara.

Fonte: http://rotadosconcursos.com.br/questoes-de-concursos/vigilancia-sanitaria-politica-de-saude-servico-unico-de-saude-sus-vigilancia-epidemiologica/734797

Questão 17
A Investigação epidemiológica, realizada a partir de casos notificados e seus contatos, tem por principais objetivos:
1. Identificar o agente etiológico causador da doença.
2. Observar dados sobre a frequência usual da doença, relacionados a pessoas, lugar e tempo, no intuito de confirmar a existência de um surto ou epidemia.
3. Conhecer o modo de transmissão, incluindo veículos e vetores que possam estar envolvidos no processo de transmissão da doença.
4. Identificar a população susceptível que esteja em maior risco de exposição ao agente para proceder às medidas específicas de controle e à estratégia para a sua aplicação.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A. É correta apenas a afirmativa 1.
B. É correta apenas a afirmativa 2.
C. São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
D. São corretas apenas as afirmativas 1,3 e 4.
E. São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
Comentário: ótima questão para estudar o conceito de investigação epidemioloógica.

Fonte: http://rotadosconcursos.com.br/questoes-de-concursos/vigilancia-sanitaria-politica-de-saude-servico-unico-de-saude-sus-vigilancia-epidemiologica/560951

Questão 18
As ações da vigilância epidemiológica são desenvolvidas nos sistemas locais de saúde, para agilizar a identificação e o controle dos eventos adversos à saúde.
A. Certo
B. Errado
Comentário: Questão clara. 

Fonte: http://rotadosconcursos.com.br/questoes-de-concursos/vigilancia-sanitaria-politica-de-saude-servico-unico-de-saude-sus-vigilancia-epidemiologica/560980
Questão 19
A vigilância epidemiológica constitui importante instrumento para planejar, organizar e operacionalizar serviços de saúde.
A. Certo
B. Errado
Comentário: Essa questão é óbvia e não afere muito o conhecimento. É ideal para quem está começando o estudo da VE.

Fonte: http://rotadosconcursos.com.br/questoes-de-concursos/vigilancia-sanitaria-politica-de-saude-servico-unico-de-saude-sus-vigilancia-epidemiologica/560981
Questão 20
Informações oriundas da imprensa sobre possíveis surtos de doenças não devem ser consideradas para investigação, pois a mídia, constantemente, faz sensacionalismo sobre o caso, alarmando a comunidade.
A. Certo
B. Errado
Comentário: A afirmativa é errada. Todas as fontes devem ser consideradas. Não parece claro que uma imprensa responsável estaria repassando a informação de um indivíduo? E qualquer indivíduo pode informar sobre uma doença ou agravo.



Questão 21
São exemplos de medidas para aprimoramento de sistemas de vigilância:
a) Esclarecimento dos profissionais de saúde salientando a importância da notificação de doenças para o aprimoramento dos serviços de assistência à saúde.
b) Criação de novos sistemas de informações em saúde.
c) Criação de novas leis que obriguem a notificação por parte dos profissionais.
d) Criação de equipes de notificação dentro das unidades de saúde.
Comentário: a notificação pode ser feita por qualquer pessoa (letra d errada); os profissionais de saúde já tem que notificar, por obrigação (letra c errada). A mais coerente e razoável é a letra (a).

Questão 22
77 A tuberculose é caracterizada como um problema de Saúde Pública, devido
a) a não existir, ainda, medicação padronizada para seu tratamento.
b) a baixa incidência, porém com elevada vulnerabilidade.
c) a dificuldades diagnósticas, em decorrência da sofisticação tecnológica dos exames de imagem.
d) ao fato de atender a todos os critérios de priorização de um agravo com elevada magnitude, transcendência e vulnerabilidade.
e) a impossibilidade ética de busca ativa de sintomáticos respiratórios e de comunicantes. 
Fonte: (questão 77) http://web.unitau.br/residencia_medica/assets/provaresidenciamedica2016.pdf
Comentário: é necessário saber que a incidência da tuberculose não é baixa para responder a essa questão. Se você não sabe isso, terá dúvidas entre letras (A) e (D). Não gostei muito dessa questão porque nem todos os critérios de priorização estão contemplados na letra d. Mas, de fato, a letra d é a menos ruim.

Questão 23
14. Segundo o Ministério da Saúde a vigilância epidemiológica tem como eixo principal as seguintes estratégias:
a) Informação, decisão e ação.
b) Diagnóstico, planejamento e avaliação.
c) Medida de indicadores para avaliação do sistema.
d) Observação e controle de endemias e epidemias.
Fonte: http://www.uern.br/controledepaginas/residencia-medica-noticias/arquivos/1745prova_residancia_ma%C2%A9dica_edital_02_2013_pdf.pdf 
Comentário: essa questão é boa. as alternativas (b) a (d) excluem funções da VE.