Páginas

sexta-feira, 9 de junho de 2023

Teste diagnóstico; Desenhos de estudo; Vigilância Epidemiológica: 11 questões comentadas - 2023

Questão 1- Teste diagnóstico -Você foi convidado pelo secretário de saúde para ser consultor na implementação de um teste de rastreamento de uma determinada doença cuja prevalência é de 1% na população de seu município, que é de 5000 habitantes. Ao fazer uma revisão da literatura, você constata que o teste proposto possui uma sensibilidade de 50% e uma especificidade de 90%. Considerando os dados, você conclui que para cada exame realizado que seja verdadeiro positivo haverá um número de testes falso positivos de aproximadamente: (não considerando casa decimal)
a) 19                                                    b) 25                               c) 495                                d) 4950
Comentário e resposta: por meio das informações dadas, serão 50 doentes em 5000 habitantes, dos quais 25 serão verdadeiros positivos. 4950 são não doentes, dos quais 495 serão falsos positivos. 25/495 = 19,8. Desprezando 0,8 são 19. Letra A

Questão 2- Teste diagnóstico-No que se refere à qualidade de avaliação dos testes diagnósticos, assinale a alternativa correta.
(A) A propriedade que define a proporção de não doentes entre os indivíduos que têm um teste negativo é a especificidade.
(B) Para a triagem de bolsas de sangue, são desejáveis testes com baixa sensibilidade.
(C) A propriedade mais adequada a ser avaliada para interpretar um exame positivo é a sensibilidade.
(D) Testes em série melhoram a especificidade do diagnóstico.
(E) O aumento da prevalência de uma doença na população diminui o valor preditivo positivo de um teste diagnóstico.

Fonte: INSTITUTO DE ASSISTÊNCIA MÉDICA AO SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL INSTITUTO QUADRIX – APLICAÇÃO: 2022-Programas de Acesso Direto

Resposta: D. Exclusão de A, que é VPN e não especificidade; exclusão de B, onde nao se deseja deixar passar doador com alguma doença, ou seja, é necessária alta sensibilidade; excluímos C, seria o VPP e não a sensibilidade (probabilidade pós-teste); excluímos E, pois há aumento do VPP, e não diminuição.

Questão 3- Teste diagnóstico-Na avaliação de dois pacientes tabagistas, um de 22 anos de idade e outro de 64 anos de idade, ambos assintomáticos, mas com nódulo pulmonar solitário de 1,2 cm, deve-se considerar que a probabilidade de câncer pulmonar é maior para o idoso, pois
(A) o valor preditivo negativo do teste não depende da especificidade do teste.
(B) o número de falsos-positivos é o mesmo nas duas faixas etárias.
(C) a sensibilidade do teste varia conforme a faixa etária.
(D) o valor preditivo positivo do teste é maior na população com maior prevalência.
(E) o valor preditivo negativo do teste não depende da sensibilidade do teste.

Fonte: INSTITUTO DE ASSISTÊNCIA MÉDICA AO SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL INSTITUTO QUADRIX – APLICAÇÃO: 2022-Programas de Acesso Direto

Resposta: D. A questão não é difícil e é clássica: maior prevalência, maior a probabilidade de ser doente quando o resultado é positivo.

Questão 4-Desenhos de estudo-Sobre os estudos de coorte e caso-controle, escolha a alternativa correta.
A-Os estudos coortes prospectivos são menos suscetíveis a vieses de memória/recordação que estudos de caso-controle.
B-Os estudos coorte são menos suscetíveis a vieses que estudos caso-controles pois são longitudinais, enquanto os caso-controle são transversais por natureza.
C-Um estudo coorte é preferível em comparação a um caso-controle pois em um estudo coorte é possível se concluir que o fator de exposição ocorreu antes da incidência da doença.
D-Em um estudo caso-controle prospectivo é possível estabelecer melhor relação causal entre fator de exposição e doença do que em um estudo coorte retrospectivo.


Resposta: Letra A. A letra B está errada pois os estudos de caso controle são retrospectivos; A letra C está incorreta, pois o estudo de caso controle também é longitudinal (mas retrospectivo) e portanto permite saber o que ocorreu antes; Letra D: não existe caso controle prospectivo.

Questão 5- Desenhos de estudo- Um estudo comparou, durante dez anos, a mortalidade por câncer de mama em dois grupos de mulheres que fizeram ou não o exame de mamografia de rastreamento, com a intenção de avaliar o impacto do exame na redução do desfecho ÓBITO. Ambos os grupos eram compostos por 1000 mulheres. No primeiro grupo foi realizada mamografia a cada dois anos, e ao final do tempo de estudo houve 4 óbitos por câncer de mama. O segundo grupo era composto também por 1000 mulheres, sendo que neste grupo não foi realizada mamografia, sendo constatados 6 óbitos por câncer de mama. Considerada a mortalidade em ambos os grupos, podemos inferir que o Número Necessário a Tratar (NNT) da mamografia para a prevenção do desfecho óbito, neste estudo, foi de:
a) 500                            b) 1000                        c) 50                    d) 100
Comentário e resposta: essa questão é direta. 6/1000 - 4/1000 = 2/1000. Essa é a redução absoluta do risco. Para que uma pessoa seja salva do óbito, 500 precisam ser tratadas pois (1/(2/1000))=500. Letra A

Questão 6 - Desenhos de estudo-Um médico e pesquisador é informado pela gestão municipal que houve, há duas horas, um acidente com exposição a material radioativo envolvendo pessoas que moram em um bairro da cidade. Ele tem a ideia de realizar uma investigação para analisar quais desfechos poderão estar associados a essa exposição. Considerando os diversos delineamentos de estudo e os níveis de evidência, qual será o mais adequado?

A-Caso-controle.             B-Coorte.                C-Ecológico.                 D-Prevalência. 

Fonte: https://sistemas.institutoverbena.ufg.br/2022/concurso-itiquira/sistema/provas_gabaritos/provas/medico.pdf

Resposta: Duas exposições a serem comparadas, portanto o melhor seria um estudo de coorte retrospectivo. 

Questão 7 - Desenhos de estudo-Um estudo epidemiológico evidenciou uma correlação positiva entre o consumo diário de bebida alcóolica em alguns estados do Brasil e a taxa de mortalidade por cirrose hepática nesses locais. Qual é o delineamento desse estudo?

(A) Coorte.                (B) Ecológico.                (C) Casos e controles.                (D) Série de casos.

Fonte: https://sistemas.institutoverbena.ufg.br/2022/concurso-itiquira/sistema/provas_gabaritos/provas/medico.pdf

Resposta: a unidade de análise são estados, não são pessoas e o estudo é de correlação. Estudo ecológico, letra B.

Questão 8 - Vigilância Epidemiológica-Qual o sistema de informação realizado pela epidemiologia após a notificação de casos suspeitos de Dengue e Chikungunya? 

A-SIES                        B-SISCAN                    C-SISVAN                                D-SINAN ONLINE 

Fonte: Ano: 2023 Banca: MARANATHA Assessoria Órgão: Prefeitura de Farol - PR Prova: MARANATHA Assessoria - 2023 - Prefeitura de Farol - PR - Técnico de Enfermagem

Resposta: No caso da vigilância epidemiológica, a resposta é sempre o Sinan.

Questão 9- Vigilância Epidemiológica - Entende-se por vigilância epidemiológica,
A-um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde. 
B-um conjunto de atividades que se destina, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.
C-a avaliação do impacto que as tecnologias provocam à saúde.
D-a garantia ao Sindicato dos Trabalhadores de requerer ao órgão competente a interdição de máquina, de setor de serviço ou de todo ambiente de trabalho, quando houver exposição a risco iminente para a vida ou saúde dos trabalhadores. 
E-um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos. 

Fonte: Ano: 2023 Banca: CETREDE Órgão: CPSMBS - CE Prova: CETREDE - 2023 - CPSMBS - CE - Técnico em Enfermagem

Resposta: A- errada porque circulação de bens, por exemplo, não é alvo da VE; B-não é restrito aos trabalhadores; C-A avaliação do impacto de tecnologias : pode ser a conitec; D- não é ligado ao sindicato. A letra E é a correta.

Questão 10- Endemias, epidemias, pandemias (vigilância)- Epidemias, pandemias e endemias têm a mesma origem, apenas a magnitude e a frequência da propagação da doença são o que as diferenciam. Sobre o disposto, assinalar a alternativa CORRETA:

A-Quando não há elevação no número de casos e a população coexiste com a doença que ocorre de modo recorrente na região, denomina-se pandemia.
B-Disseminando-se em diversos continentes ou países e com elevados casos na população mundial, a doença ou enfermidade denomina-se pandemia.
C-Ocorre uma endemia em situação de aumento de número de casos de uma doença em níveis regionais ou estaduais, entretanto sem atingir níveis globais.
D-O aumento recorrente e localizado do número de casos de uma doença em nível global denomina-se epidemia. 

Fonte: Ano: 2023 Banca: OBJETIVA Órgão: Prefeitura de Ituiutaba - MG Prova: OBJETIVA - 2023 - Prefeitura de Ituiutaba - MG - Agente de Combate às Endemias

Resposta: A: endemia; B: correta; C- pode ser epidemia, não está claro... D: epidemia não é um aumento recorrente; A correta é a letra B.

Questão 11- Vigilância Epidemiológica-Um Teste Rápido (TR) para diagnóstico de Sífilis foi testado usando amostras clinicamente conhecidas. Para esse teste, foram analisadas 900 amostras, 395 reagentes para Sífilis e 505 não reagentes para Sífilis. Foram encontrados os resultados a seguir: com o TR 394 eram reagentes; 498 eram não reagentes. Sobre esse teste rápido, é possível afirmar que a sua especificidade é
(A) 98,6%, evidenciando que o TR consegue diagnosticar esse percentual de verdadeiro negativo.
(B) 95,7%, demonstrando que o TR consegue diagnosticar esse percentual de verdadeiro positivo.
(C) 56,1%, demonstrando que o TR consegue diagnosticar mais da metade da população testada.
(D) 55,3%, evidenciado que o TR consegue ser específico para sífilis em pouco mais da metade da população testada.


Resposta: Especificidade do teste rápido: 498/505 = 98,6%. Letra A.