Páginas

domingo, 7 de janeiro de 2024

Questões sobre níveis de Prevenção- Janeiro 2024

Fonte: Ano: 2023 Banca: UFSCAR Órgão: UFSCAR Prova: UFSCAR - 2023 - UFSCAR - Médico

(1) Qual das alternativas abaixo define a Prevenção Quaternária? 

A-A prescrição de beta bloqueador em pacientes pós infarto agudo do miocárdio.

B-A imunização da gestante.

C-A realização de rastreamento de câncer de colo de útero. 

D-Substituição de um medicamento por outro.

E-A retirada de medicação em excesso de paciente idoso.

Resposta:E; A-terciária; B-primária (proteção específica); C-secundária; D-não classificada como nível de prevenção (até onde eu sei)

Fonte: Ano: 2009 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: TRE-GO Prova: CESPE / CEBRASPE - 2009 - TRE-GO - Analista Judiciário - Apoio Especializado - Medicina - Clínica Médica

(2) São consideradas medidas preventivas todas aquelas adotadas no sentido de evitar doenças ou suas consequências. Julgue os itens que apresentam corretamente as associações entre o tipo de prevenção e as medidas ou ações de saúde.

I prevenção primária — fluoretação da água II prevenção secundária — uso de próteses e órteses III prevenção terciária — treinamento do deficiente físico IV prevenção primária — autoexame das mamas

Estão certos apenas os itens

A-I e II.

B-I e III.

C-II e IV.

D-III e IV.

Resposta: B; II - terciária; IV- secundária

Fonte: Ano: 2023 Banca: CS-UFG Órgão: Prefeitura de Morrinhos - GO Provas: CS-UFG - 2023 - Prefeitura de Morrinhos - GO - Assistente Social 

(3) A identificação de pessoas que estão sob risco de adoecimento iatrogênico pelo excesso de intervenções e medicalização desnecessárias trata-se de prevenção

A-primária.

B-secundária.

C-terciária. 

D-quaternária.

Resposta: D.

Fonte: Ano: 2023 Banca: SELECON Órgão: IF-RJ Prova: SELECON - 2023 - IF-RJ - Médico/Área: Clínica Geral

(4) Tendo em vista a prevenção primária em saúde, podem-se adotar estratégias como:

A-imunização, campanhas antitabagismo e orientação de atividade física
B-campanhas antitabagismo, exame colpocitológico e mamografia de rotina
C-cuidados paliativos em câncer, orientação de atividade física e exame colpocitológico
D-imunização, tratamento medicamentoso de hipertensão e cuidados paliativos em câncer
E-tratamento medicamentoso de hipertensão, campanhas antitabagismo e mamografia de rotina

Resposta: A. B-exame e mamografia são secundárias; C-cuidado paliativo é quaternária; D - tratamento da hipertensão é terciário; E - já detalhado. 

Fonte: Prova: NUCEPE/UESPI - FMS - Terapeuta Ocupacional - 2017 

(4) Leia o texto abaixo:

Tupãssi registra quase 80 casos de vômito e diarreia em uma semana

O Hospital Municipal de Tupãssi, no oeste do Paraná, registrou 77 casos de vômito e diarreia em uma semana, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. [...]. Dos casos registrados na cidade, 08 funcionários do hospital também apresentarem os sintomas [infectados no local de trabalho ou na comunidade?]. A pasta afirma que ainda não sabe o que pode ter causado o problema, mas suspeita de que as causas podem estar ligadas a alguma bactéria ou virose [...].

A primeira suspeita analisada pelo município foi de que a água da torneira do hospital pudesse estar contaminada, mas os testes realizados pela 20ª Regional de Saúde apontaram resultado negativo para contaminação. "Nós encaminhamos a água para análise no laboratório da 20ª regional e no sábado passado já deu resultado negativo [para vírus e bactérias?]. A partir disso, nós começamos a procurar outros meios (...) para buscarmos a solução e encaminharmos o diagnóstico preciso com relação ao que está acontecendo hoje no município", conta o secretário de saúde de Tupãssi, Lari Pedro Nunes.

Enquanto os resultados de novas análises não são divulgados, a orientação do município é para que os moradores se atentem à higiene pessoal, reforçando a lavagem das mãos todos os dias.

Fonte: http://www.promedmail.org/pt

Ao recomendar a lavagem das mãos todos os dias, mesmo sem saber qual a etiologia do fenômeno descrito, a autoridade municipal adotou uma medida de prevenção classificada como:

A-Prevenção primária – promoção da saúde
B-Prevenção primária – proteção específica
C-Prevenção secundária – diagnóstico precoce
D-Prevenção secundária – limitação do dano
E-Prevenção terciária – reabilitação

Resposta: A. essa questão gera dúvidas a princípio. Contudo,  a chave para responder é entender que 'mesmo sem saber a etiologia do fenômeno' está o caminho para entender que não pode ser proteção específica. Hoje, com a Covid-19, talvez poderíamos pensar que a lavagem das mãos seria uma proteção específica para essa doença.