Páginas

domingo, 7 de novembro de 2021

Nove (09) questões diversas explicadas _ novembro 2021

Desenhos de Estudo

1-Um investigador suspeita que o uso de paracetamol durante o primeiro trimestre da gravidez pode causar tubo neural defeitos e estima que o risco de defeito do tubo neural na população em geral é de 1:1.000. Qual dos seguintes é o melhor desenho de estudo para investigar a hipótese de associação?

a.Estudo de coorte b.Estudo caso-controle c.Ensaio clínico  d.Estudo Ecológico  e.Estudo transversal

Resposta (B). Ideal para eventos raros. não seria portanto, nem A nem E. Além disso, o estudo é individual (exclui D). Não é o caso de estudo experimental, qual o sentido de alocar paracetamol a uma grávida sem saber se ela precisa?

Fonte: http://people.musc.edu/~hille/Presentations/EBM_Review_units1_4.pdf

2-500 mulheres de 40 a 54 anos que comparecem aos check-ups de rotina são questionadas sobre o consumo de carne. 20% das mulheres se revelaram vegetarianas. Durante os 5 anos seguintes, 5 vegetarianas e 43 não vegetarianas desenvolveram câncer colorretal. Qual das alternativas a seguir melhor descreve o desenho do estudo?

a. série de casos     b. coorte     c. caso-controle     d. transversal         e. Ensaio clínico randomizado

Resposta (B), mas chamando atenção que é feita uma identificação da prevalência na linha de base. Além disso, pode-se ir além e estimar o risco relativo: (5/100)/ (43/400) = 2/4,3 = o risco de câncer colorretal em vegetarianas é cerca de 50% inferior ao das não vegetarianas.

Fonte: http://people.musc.edu/~hille/Presentations/EBM_Review_units1_4.pdf


Vigilância Epidemiológica

1-Quando um evento epidêmico ocorre de forma auto-limitada em uma área geográfica restrita e delimitada, denomina-se: 

a. Pandemia         b. Endemia         c. Surto         d. Progressão epidêmica         e. Egressão sazonal

Resposta (C), sendo este o clássico conceito de surto.

2-De acordo com a Portaria nº 264, de 17 de fevereiro de 2020, a Lista de Notificação Compulsória contempla doenças, agravos e eventos de importância para a saúde pública de abrangêncianacional em toda a rede de saúde pública e privada. Fazem parte desta lista:

a)Febre amarela, anemia falciforme, violência doméstica e/ou outras violências e SARS-CoV

b)Malária, hipertensão arterial, atendimento antirrábico e SARS-CoV

c)Dengue, tuberculose, intoxicação exógena

d)Sarampo, diabetes, eventos adversos pós vacinação e SARS-CoV

e)Malária, vitiligo, violência doméstica e/ou outras violências e SARS-CoV

Resposta (c). Anemia falciforme; HAS; diabetes e vitiligo não são doenças de notificação compulsória. A questão é cruel, pois em tempos de pandemia a tendência é marcar uma das quatro alternativas que contém o SARS-CoV.

Fonte: http://saude.piracicaba.sp.gov.br/residencia-medica/processo-seletivo/ (EDITAL DE SELEÇÃO DO PROGRAMADE RESIDÊNCIAS MÉDICAS -Nº 01/2021)


Níveis de Prevenção em Saúde

1-Sobre os níveis de prevenção, avalie as assertivas abaixo:
I)O  Objetivo  da  prevenção  primária é  limitar  a  incidência  da  doença  através  do  controle  das  causas específicas e dos fatores de risco
II)O  objetivo  da  prevenção  secundária é  reduzir  as consequências mais  graves  da  doença através do diagnóstico precoce de tratamento
III)O objetivo da prevenção terciária é reduzir a progressão e as complicações de doença já sintomática.
Quais estão corretas?

a)Apenas I        b)Apenas II        c)Apenas I e II            d)Apenas I e III            e)NDA

Resposta D. Excelente questão, elabora muitíssimo bem a distinção entre prevenção secundária e terciária.

Fonte: http://saude.piracicaba.sp.gov.br/residencia-medica/processo-seletivo/ (EDITAL DE SELEÇÃO DO PROGRAMADE RESIDÊNCIAS MÉDICAS -Nº 01/2021)


Declaração de Óbito

1-Durante o seu turno de trabalho em uma Unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) na periferia de um grande centro urbano, o Médico atende a um paciente do sexo masculino, de 20 anos, que se envolvera em uma briga com um vizinho e fora trazido às pressas por familiares apresentando trauma craniano e perda sangüínea. Esse paciente acaba falecendo na própria Unidade, poucos minutos após o seu atendimento inicial. Considerando fatos como o exemplificado acima, assinale a afirmativa INCORRETA.

(A) Ao preencher a declaração de óbito, o Médico do PSF deverá colocar no espaço reservado à causa da morte “trauma craniano” e “hemorragia”.
(B) A unidade do PSF não está impedida de possuir formulário de declaração de óbito.
(C) Óbito por causas externas é a principal causa de mortalidade na faixa etária desse paciente.
(D) O índice de mortalidade por causas externas é, em média, cinco vezes maior entre homens do que entre mulheres.
(E) Além dos acidentes de trânsito, a taxa de homicídios é significativa na composição da mortalidade por causas externas no Brasil.

Noções para responder: Há causa externa envolvida? Qual a causa básica de óbito desse paciente? Há elementos na referida questão para assumir as respostas (D) ou (E)?


2-Um senhor de 98 anos, que é acompanhado por um determinado Médico há mais de 10 anos, falece em casa. O paciente era portador de insuficiência cardíaca grave, secundária à cardiopatia isquêmica. Os familiares telefonaram a esse Médico informando o ocorrido e solicitando a declaração de óbito (DO). Considerando o caso acima, analise as seguintes condutas. 
I - O Médico deveria orientar os familiares para levarem o paciente ao Instituto Médico Legal, pois o óbito ocorreu em casa e ele não pode dar a DO. 
II - O Médico deveria ir até a casa do paciente, constatar o óbito e declarar como causa provável cardiopatia isquêmica. 
III - O Médico deveria pedir aos familiares para buscarem a DO em sua casa, pois não pode ir até a casa do paciente, e a DO é obrigatória para o enterramento. Quais estão corretas? 
(A) Apenas I          (B) Apenas II          (C) Apenas I e II          (D) Apenas II e III          (E) I, II e III

Noções para responder: Há causa externa envolvida? Há evidência de causa externa envolvida? O médico precisa constatar o óbito pessoalmente?


3-Para responder a esta questão, considere o enunciado abaixo:
 Médico de família, único médico de uma pequena comunidade rural, estava atendendo na Unidade Básica de Saúde quando foi chamado para atestar um óbito. O paciente era um senhor cardiopata de 83 anos, que naquela manhã havia sido encontrado sem vida pela família, na própria cama. O médico já havia atendido aquele idoso por diversas vezes, porém não prestou assistência no evento que levou à morte, cuja causa desconhece. Não há no município um Serviço de Verificação de Óbitos. Qual seria, neste caso, a conduta eticamente mais adequada a ser tomada pelo médico?
(A) Verificar o óbito e encaminhar o corpo para necrópsia imediatamente.
(B) Verificar o óbito e não fornecer a Declaração de Óbito, justificando não ter prestado assistência durante o evento fatal.
(C) Verificar o óbito e não fornecer a Declaração de Óbito, justificando desconhecer a causa da morte.
(D) Verificar o óbito e preencher a Declaração de Óbito, afirmando ter assistido o paciente e inferindo a causa de morte a partir dos registros existentes no prontuário.
(E) Verificar o óbito e preencher a Declaração de óbito, assinalando que não houve assistência médica.

Noções para responder: A questão principal aqui é recorrer ao conceito de óbito sem assistência. Pense em outras questões que possam ajudar você a responder



4-Jovem de 22 anos de idade é baleado. Na internação, evoluiu com pneumonia, insuficiência renal e posteriormente veio a falecer de sepse pulmonar. A causa base mais provável da morte do paciente é:
a) pneumonia         b) sepse pulmonar         c) insuficiência renal         d) lesão por arma de fogo

Noções para responder: Seria razoável que paciente jovem morresse de pneumonia sem haver causa antecedente? se o paciente evoluiu com pneumonia não parece razoável que tenha sido decorrente da causa externa?