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sábado, 28 de novembro de 2015

Estudos de coorte: um início

Para começar um artigo excelente que compara estudos de coorte e estudos de caso controle:
http://www.sobracil.org.br/revista/jv030303/bjvs030303_115.pdf

A partir daqui, a ideia é introduzir ao estudo de coorte com base em artigos que serão citados.


Introdução:



  1. "Estudo de coorte é um tipo de estudo em que o investigador limita-se a observar e analisar a relação existente entre a presença de fatores de riscos ou características e o desenvolvimento de enfermidades, em grupos da população." 
  2. "Este delineamento é também conhecido como prospectivo, longitudinal, de incidência, ou de seguimento. Entretanto, o termo coorte é o mais utilizado. É um estudo longitudinal, onde os participantes são observados por um período de tempo pré-estabelecido, cuja duração é dependente da enfermidade de interesse, para que sejam verificadas mudanças na freqüência da ocorrência da enfermidade associadas à presença do fator de risco." 
  3. Neste tipo de estudo, a unidade de observação é o indivíduo e o acompanhamento permite detectar as mudanças que ocorreram em todos os participantes do estudo. 


Básico:


  1. "O modelo conceitual de um estudo de coorte é relativamente simples: uma amostra representativa da população a ser estudada é selecionada e informações a respeito de algum fator de risco ou característica de interesse são obtidas."
  2. "Esta amostra é dividida em dois grupos distintos: (1) os expostos (ou que possuam) ao fator de risco ou característica de interesse (2) os não expostos (ou que não possuam) ao fator de risco ou característica de interesse."
  3. Estes grupos (1) e (2) são acompanhados, no tempo, para verificar quais dos seus membros irão desenvolver o evento a ser estudado e, se a exposição prévia se relaciona ou não a ocorrência deste evento. 
  4. "A questão básica a ser respondida em um estudo de coorte é, portanto, a identificação dos efeitos da exposição na incidência do evento de interesse."

Fonte: https://posstrictosensu.iptsp.ufg.br/up/59/o/Modulo4-Estudosdecoorte.pdf (p. 63)

Coorte Prospectiva e Coorte Retrospectiva (com menção ao caso controle):



Até recentemente:
- coorte = estudo prospectivo
- caso-controle = estudo retrospectivo

Não precisa ser bem assim...

Pois...

...o que diferencia os dois estudos é o fato de que um (coorte) parte da exposição e o outro (caso-controle) parte do evento estudado, que é o desfecho escolhido para análisa.

Assim, é possível um estudo que é retrospectivo e não é um estudo de caso controle: é o estudo de coorte retrospectiva (ou coorte histórica). Nesse tipo de estudo, os participantes são identificados segundo características/exposição no passado


 Fonte: http://sites.multiweb.ufsm.br/residencia/images/Disciplinas/Tipos%20de%20estudos%20epidemiologicos.ppt

vídeo sobre estudos ecológicos - com perguntas para guiar a apresentação

Assista o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=3L3HzWHOPx8

E responda a estas perguntas:

(1) O que são estudos de correlação?
(2) O que os estudos ecológicos avaliam?
(3) Qual a unidade de medida em um estudo ecológico?
(4) O que os estudos comparam?
(5) No estudo de obesidade e depressão apresentado, quais são os dois conjuntos de informação?
(6) Como interpretar o primeiro gráfico apresentado no vídeo?
(7) Qual a conclusão do estudo?
(8) O palestrante menciona um problema relacionado a esse tipo de estudo. Qual é?
(9) Explique com suas palavras o que o palestrante demonstrou com seu exemplo.
(10) Quais as vantagens do estudo ecológico?