Páginas

quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Dezessete (17) Questões diversas explicadas _ outubro 2021

(1) Qual a medida estatística que expressa a frequência de casos existentes de uma determinada doença, em uma determinada população? 
a) Incidência b) Letalidade c) Mortalidade d) Prevalência e) Morbidade 
Resposta: (D) Casos que já estão presentes significa prevalência. mortalidade é medida de incidência. letalidade se refere à incidência decorrente de uma única doença. Morbidade é um conceito mais geral, e o conceito apresentado é bastante preciso. 
referência: CONCURSO PÚBLICO Edital nº 1/2016/Docentes/Caderno de Provas/Questões Objetivas/109 Enfermagem e Segurança do Trabalho/IF Brasília

(2) Em um determinado lugar e período de tempo, a incidência de um agravo à saúde corresponde ao número de casos: 
a) Novos b) Existentes. c) Antigos d) Letais e) Remanescentes 
Resposta: (A) Casos novos é incidência. Casos novos + antigos ou remanescentes = prevalência. Casos existentes = prevalência 
referência: CONCURSO PÚBLICO Edital nº 1/2016/Docentes/Caderno de Provas/Questões Objetivas/109 Enfermagem e Segurança do Trabalho/IF Brasília

(3) De acordo com os conceitos básicos de epidemiologia, é correto afirmar que 
(A) pandemia é uma endemia de doença infecciosa que se espalha em populações de diferentes espécies animais, atingindo um continente ou até mesmo o planeta.
 (B) mortalidade e morbidade são sinônimos e se referem ao número de óbitos ocorridos em uma determinada enfermidade.
 (C) incidência refere-se ao número de indivíduos não doentes que passam a ser doentes durante determinado período de tempo.
 (D) o termo prevalência refere-se a quantos animais adquiriram uma doença no último ano.
 (E) endemia é a concentração de determinados casos de uma doença em um mesmo local e época, claramente em excesso em relação ao que seria teoricamente esperado. 
Resposta: (C) incidência implica mudança de estado. A questão é excelente. Letra A: palavra endemia é errada; B: morbidade trata de doença + mortes; D: adquirar implica casos novos, portanto, implica incidência; E: epidemia ou surto. 
Referência: Veterinária • Epidemiologia 2019 • Instituto AOCP • PC-ES • Medico Veterinario • 

(4) Em relação a informações epidemiológicas, assinale a alternativa correta. 
(A) O coeficiente de letalidade não constitui parâmetro para medir a gravidade da doença, muito menos a qualidade da atenção médica.
(B) O coeficiente de morbidade é definido como o número de indivíduos doentes que morreram.
(C) O coeficiente de incidência refere-se aos casos já existentes em uma população.
(D) Tétano, raiva e esquistossomose são consideradas doenças potencialmente epidêmicas, sendo todas de notificação compulsória.
(E) O coeficiente de letalidade é medido pela relação do número de pacientes que morrem com a doença e o número de casos diagnosticados no mesmo período multiplicado por 100. 
Resposta: eu tive dúvida entre (d) e (e) , mas a correta é a (e). Isso porque a esquistossomose por exemplo, não tem potencial epidêmico. e a resposta (e) é muito específica e correta. (a). letalidade é parâmetro de gravidade; (b) letalidade; (c) prevalência. 
Referência: Veterinária • Epidemiologia 2019 • Instituto AOCP • PC-ES • Medico Veterinario • 

(5) Com relação a importantes conceitos de Epidemiologia, considere as afirmações abaixo e verifique quais são as corretas. 
I. O coeficiente de mortalidade pode ser calculado dividindo-se o número de pessoas expostas ao risco de morte pelo número de óbitos absoluto. 
II. O coeficiente de letalidade pode ser calculado dividindo-se o número de mortes por determinada doença pelo número total de doentes. 
III. A incidência tem como base de cálculo a divisão do número novos de casos de uma determinada doença em um determinado tempo pela população em risco de contrair aquela doença. 
IV. A prevalência tem como base de cálculo os casos anteriormente conhecido de uma doença subtraídos dos casos novos, e esse número então dividido por uma determinada população total. 
(A) Apenas I e III estão corretas.
(B) Apenas II e III estão corretas.
(C) Apenas I e II estão corretas.
(D) Apenas Il e IV estão corretas.
(E) Apenas III e IV estão corretas.
Resposta:(C); Quanto às alternativas: I. termos da divisão estão invertidos; (IV) é a soma e não a subtração. 
Referência: Veterinária • Epidemiologia 2018 • Exército • EsFCEx • Oficial - Veterinária • 

(6) O Serviço Oficial de Saúde Pública de um dado município construiu o diagrama de controle da leishmaniose visceral humana local a partir da série histórica de casos registrados mensalmente por um período de dez anos. A média de casos humanos por 100000 habitantes esperada para o mês de janeiro é de 0,147, com desvio padrão de 0,063. Assinale a alternativa que apresenta uma situação em que o valor observado está fora dos limiares de endemia da leishmaniose visceral humana para o mês de janeiro no município. 
(A) 0,084. (B) 0,210. (C) 0,222. (D) 0,235. (E) 0,273.
Resposta: (E): 0,147 + 2(0,063)=0,147+0,126=0,273 
Referência: 2016 VUNESP • MPE-SP • Analista Técnico Científico - Médico Veterinário

(7) Num rastreamento de massa com 100 gatos do município de Alegre/ES, com início no ano de 2016, detectou-se que 10 gatos estavam com Diabetes. No período de 2016 à 2017, esses 100 gatos foram examinados, tendo sido detectados mais 20 casos de Diabetes. Com base, nas informações acima, marque a resposta CORRETA, sobre as medidas de ocorrência da Diabetes em gatos do município de Alegre/ES. a. Taxa de prevalência de 20% no período de 2016 a 2017 
b. Taxa de prevalência de 20% no ano de 2016 
c. Taxa de incidência de 10% no período de 2016 a 2017 
d. Taxa de prevalência de 10% no ano de 2017 
e. Taxa de incidência de 20% no período de 2016 a 2017
Resposta: A resposta rigorosamente correta seria (20/90) de incidência entre 2016 e 2017, que seria 22,2%, portanto, a resposta menos errada é a letra (e)

(8) Quando um novo tratamento cura uma doença não-infecciosa, antes crônica e incurável, o que pode ocorrer? Assinale a resposta CORRETA. 
a. A prevalência da doença aumentará. 
b. A incidência da doença aumentará. 
c. A prevalência da doença diminuirá. 
d. A incidência da doença diminuirá. 
e. A incidência e a prevalência diminuirão
Resposta: Questão clássica e recorrente. A prevalência cairá porque a cada momento no tempo haverá menos doentes presentes (eles terão, felizmente, ficado menos tempo nessa condição)

(9) O sistema de Informação que tem por objetivo o registro e o processamento dos dados sobre agravos de notificação compulsória em todo território nacional, fornecendo informações para análise do perfil da morbidade e contribuindo, dessa forma, para a tomada de decisões nos níveis municipal, estadual e federal é: 
(A) SINS – Sistema de Informações Notificáveis de Saúde; 
(B) SIM – Sistema de Informações de Morbimortalidade; 
(C) SIAS – Sistema de Internação de Agravos de Saúde; 
(D) SINAN – Sistema de Informação de Agravos de Notificação; 
(E) SIDN – Sistema de Informação de Doenças Notificáveis.
Resposta: SINAN - tem que saber! letra (D)

(10) Para uma adequada incorporação de evidências científicas à prática clínica assistencial faz-se necessário, dentre outros aspectos, que os profissionais de saúde desenvolvam sua capacidade de compreensão e análise crítica acerca dos diversos tipos de delineamentos de pesquisa envolvendo diagnóstico, terapêutica e prevenção de agravos à saúde. Considerando os conceitos de metodologia epidemiológica e saúde baseada em evidências, assinale o item contendo a afirmativa correta. 
(A) Estudos de coorte devem ser utilizados para investigação de doenças raras. 
(B) Estudos do tipo caso-controle são recomendados quando se objetiva estimar a incidência de determinada doença. 
(C) Estudos de coorte pressupõem que uma amostra uniforme de uma população será acompanhada por um período de tempo para se analisar a ocorrência de um ou mais desfechos. 
(D) Estudos ecológicos consistem em pesquisas onde os sujeitos são classificados em diversos níveis de exposição considerando, para tanto, a exposição individual dos mesmos.
Resposta: Letra (C). Letra (A): caso-controle e não coorte; Letra (B) o oposto de (A); (D) estudos ecológicos são estudos de grupos e não de indivíduos.

(11) A epidemiologia é uma ciência que busca identificar a etiologia das doenças. Em 1985, Hill propôs nove critérios de causalidade para distinguir uma associação causal de outra não-causal. Entre os critérios propostos por Hill, qual deles é indispensável para se afirmar a causalidade de uma doença em estudo? 
(A) Plausibilidade biológica 
(B) Força da associação 
(C) Temporalidade 
(D) Evidência experimental
Resposta: Letra (A). Letras (B; C): pode existir um fator de confusão envolvido; Letra (D) não é ético proceder à estudos experimentais em todas as situações. (podem existir outros argumentos, cito apenas alguns)

(12) As informações abaixo apresentam resultados parciais de um estudo de vigilância sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) em jovens do sexo masculino, em determinado município do Brasil. A população-alvo era constituída de recrutas de 17 a 19 anos que se alistaram em 2006.

São as seguintes as informações disponíveis quanto ao uso de preservativo:  
Sempre=  2000 jovens (1 com DST)
Ocasionalmente=  5000 jovens (5 com DST)
Nunca= 1000 jovens (5 com DST)

De acordo com os dados apresentados, o risco de DST 
(A) foi de 5% entre os jovens que referiam usar sempre preservativo nas relações sexuais. 
(B) foi de 10 vezes em relação aos jovens que referiam nunca usar preservativo em comparação com o grupo que referiu usar sempre o preservativo.
(C) foi semelhante nos três grupos em relação à freqüência do uso de preservativo. 
(D) foi de 5 vezes em relação aos jovens que referiam usar ocasionalmente preservativo em comparação com o grupo que referiu usar sempre o preservativo. 
Resposta: (A) Falsa: 1*100/2000 = 0,05% e não 5%; (C) Falsa: a frequência é diferente em número absoluto e em proporção; (D) Falsa: (5/5000) / (1/2000) = 2 vezes ou o dobro. Letra  (D) é a correta: (5/1000)/ (1/2000) = 10


(13) As informações sobre a situação de saúde das populações contribuem para a formulação de políticas públicas e a avaliação de intervenções. A esse respeito observe:
Óbitos/ano por câncer de mama: 14 
Doentes/ano por câncer de mama: 200 
Com base nos dados dessa tabela, é possível calcular o seguinte indicador de saúde: 
(A) Incidência                     (B) Prevalência                     (C) Letalidade                         (D) Mortalidade 
Resposta: óbitos pela doença/doentes pela doença = letalidade (Letra C)

(15) O diagrama de controle é uma importante ferramenta de monitoramento da doença na população. A determinação da faixa endêmica do diagrama de controle é caracterizada pelo espaço nos limite dos quais as medidas de _______________ podem flutuar sem que delas se possa inferir ter havido qualquer alteração sistêmica na estrutura epidemiológica condicionante do processo saúde-doença considerado. Assinale a alternativa cuja palavra completa corretamente a lacuna acima. 
(A) prevalência.                 (B) incidência.                            (C) letalidade.                         (D) mortalidade
Resposta: Diagrama de controle é apropriado para avaliar as incidências.

(16) Considerando-se que a incidência só considera os casos novos identificados em uma população em um dado período, analise a afirmação abaixo e responda à questão: 
Em uma cidade, observa-se que uma doença possui uma incidência de 10 casos novos por 10 mil habitantes e prevalência de 6 casos por mil habitantes. Assim, qual a duração dessa doença em anos? 
A( ) 22 anos.                     B ( ) 12 anos.                           C( ) 6 anos.                     D( ) 34 anos.
Resposta: Duração = (6/1000)/(10/10000) = (6/1000) / (1/1000) = 6 (letra C é a correta)
Referência: http://unirg.edu.br/arquivos/documentos/Vestibular/RESIDENCIA%20%202021%20tipo%204.pdf 

(17) O coeficiente geral de mortalidade pode ser definido como: 
A( ) O número de óbitos por causa específica dividido pela população exposta. 
B ( ) O número de óbitos por causa materna dividido pelo número de nascidos vivos. 
C( ) O número de óbitos por idade específica dividido pela população exposta. 
D( ) O número de óbitos dividido pela população exposta.
Resposta: é uma questão que cobra o conceito, mesmo assim, é possível inferir, pois (a), (b) e (c) se referem a populaçõses específicas e pede-se o coeficiente geral. (letra d é a correta)
Referência: http://unirg.edu.br/arquivos/documentos/Vestibular/RESIDENCIA%20%202021%20tipo%204.pdf 




Nenhum comentário:

Postar um comentário