Questão 1 - Vigilância
O Ministério da Saúde define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de Doenças, Agravos e Eventos em Saúde Pública em todo o território nacional. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
A( ) A notificação compulsória de doenças e agravos é atribuição exclusiva do médico.
B( ) A notificação compulsória é obrigatória para os médicos, outros profissionais de saúde ou responsáveis pelos serviços públicos e privados de saúde que prestam assistência ao paciente.
C( ) Somente acidentes de trabalho fatais são passíveis de notificação compulsória.
D( ) Os cidadãos que tenham conhecimento de doenças, agravos ou eventos de saúde pública de notificação compulsória não podem comunicar o fato às autoridades de saúde, afinal eles são leigos e não médicos.
E( ) A notificação compulsória não deve ser realizada diante da suspeita de doença ou agravo. Somente após a confirmação da doença ou do agravo é que se deve proceder à notificação.
Fonte: Concurso Público – Edital 136/2018/DDP Cargo/Especialidade – Médico/Medicina do Trabalho
Resposta: A letra A e a letra D são semelhantes e restrigem quem pode notificar. Ambas estão incorretas. Se há conhecimento do fato, qualquer cidadão pode notificar, para que medidas sejam tomadas. a notificação é OBRIGATÓRIA para certos profissionais e aí vem, corretamente, a letra B. A notificação da suspeita deve ser feita, logo a E está errada. Além disso a letra C está incorreta. Os Acidentes de trabalho devem ser notificados, e comunicados por meio de CAT, para que sejam sempre prevenidos.
Questão 2 - Incidência e Prevalência
Do ponto de vista epidemiológico "A quantidade de novos casos de doenças ou de outra condição de saúde durante um período específico de tempo em uma população específica" é denominada de:
A) Odds Ratio. B) Prevalência. C) Incidência. D) Risco.
Fonte: CONDERG - CONSÓRCIO DE DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO DE GOVERNO DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA - HOSPITAL REGIONAL DE DIVINOLÂNDIA. TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO - EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 03/202
Resposta: Letras A e D são relações entre quantidades - o conceito é mais elaborado. A questão é clara sobre quantidades de novos casos (não pode ser risco, portanto) e não pode ser ser letra B, que é uma medida de estoque. Letra C é a correta.
Questão 3 - Vigilância
A Pandemia da Covid-19, que assola o mundo inteiro configura-se como uma doença de Transmissão Horizontal, que corresponde exatamente àquela em o que agente infeccioso é transmitido de pessoa a pessoa, podendo ser classificada como:
a) Direta mediata, visto que é transmitida de um indivíduo infectado para outro indivíduo não infectado; também denominada doença contagiosa.
b) Direta mediata, porque necessita de um vetor para ocorrer a transmissão.
c) Indireta, porque necessita de um vetor para ocorrer a transmissão; assim como ocorre na Dengue.
d) Direta imediata, visto que a transmissão ocorre por contato direto entre o indivíduo contaminado e o não contaminado.
e) Direta imediata, visto que é transmitida através de fômites do indivíduo infectado para outro indivíduo.
Fonte: PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE CACIMBA DE DENTRO - PB NÍVEL SUPERIOR - CARGO: Médico ESF - Médico Clínico-Geral
Resposta: Questão interessantíssima de conceito. Deixo para vocês, por meio de leitura breve: https://www.blogs.unicamp.br/covid-19/glossario/contagio/
Fonte (traduzido de): https://www.usmle.org/sites/default/files/2021-08/Step_1_Sample_Items.pdf
Resposta: Conceito de RAR = (15/50) - (5/50) = 0,3 - 0,1 = 0,2. Com o uso da azitromicina o risco caiu de 3 em 10 para 1 em 10, ou seja, caiu, absolutamente, de 2 em 10. Letra B.
Nenhum comentário:
Postar um comentário