Páginas

sexta-feira, 8 de abril de 2022

Sete (07) questões explicadas _ abril 2022

Questão 1 - Vigilância

O Ministério da Saúde define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de Doenças, Agravos e Eventos em Saúde Pública em todo o território nacional. A esse respeito, assinale a alternativa correta. 

A( ) A notificação compulsória de doenças e agravos é atribuição exclusiva do médico. 

B( ) A notificação compulsória é obrigatória para os médicos, outros profissionais de saúde ou responsáveis pelos serviços públicos e privados de saúde que prestam assistência ao paciente. 

C( ) Somente acidentes de trabalho fatais são passíveis de notificação compulsória. 

D( ) Os cidadãos que tenham conhecimento de doenças, agravos ou eventos de saúde pública de notificação compulsória não podem comunicar o fato às autoridades de saúde, afinal eles são leigos e não médicos. 

E( ) A notificação compulsória não deve ser realizada diante da suspeita de doença ou agravo. Somente após a confirmação da doença ou do agravo é que se deve proceder à notificação. 

Fonte: Concurso Público – Edital 136/2018/DDP Cargo/Especialidade – Médico/Medicina do Trabalho

Resposta: A letra A e a letra D são semelhantes e restrigem quem pode notificar. Ambas estão incorretas. Se há conhecimento do fato, qualquer cidadão pode notificar, para que medidas sejam tomadas. a notificação é OBRIGATÓRIA para certos profissionais e aí vem, corretamente, a letra B. A notificação da suspeita deve ser feita, logo a E está errada. Além disso a letra C está incorreta. Os Acidentes de trabalho devem ser notificados, e comunicados por meio de CAT, para que sejam sempre prevenidos.


Questão 2 - Incidência e Prevalência

Do ponto de vista epidemiológico "A quantidade de novos casos de doenças ou de outra condição de saúde durante um período específico de tempo em uma população específica" é denominada de: 

A) Odds Ratio.                 B) Prevalência.                         C) Incidência.                         D) Risco. 

Fonte: CONDERG - CONSÓRCIO DE DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO DE GOVERNO DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA - HOSPITAL REGIONAL DE DIVINOLÂNDIA. TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO - EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 03/202

Resposta: Letras A e D são relações entre quantidades - o conceito é mais elaborado. A questão é clara sobre quantidades de novos casos (não pode ser risco, portanto) e não pode ser ser letra B, que é uma medida de estoque. Letra C é a correta.


Questão 3 - Vigilância

A Pandemia da Covid-19, que assola o mundo inteiro configura-se como uma doença de Transmissão Horizontal, que corresponde exatamente àquela em o que agente infeccioso é transmitido de pessoa a pessoa, podendo ser classificada como:

a) Direta mediata, visto que é transmitida de um indivíduo infectado para outro indivíduo não infectado; também denominada doença contagiosa.

b) Direta mediata, porque necessita de um vetor para ocorrer a transmissão.

c) Indireta, porque necessita de um vetor para ocorrer a transmissão; assim como ocorre na Dengue.

d) Direta imediata, visto que a transmissão ocorre por contato direto entre o indivíduo contaminado e o não contaminado.

e) Direta imediata, visto que é transmitida através de fômites do indivíduo infectado para outro indivíduo.

Fonte: PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE CACIMBA DE DENTRO - PB NÍVEL SUPERIOR - CARGO: Médico ESF - Médico Clínico-Geral

Resposta: Questão interessantíssima de conceito. Deixo para vocês, por meio de leitura breve: https://www.blogs.unicamp.br/covid-19/glossario/contagio/



Questão 4 - Ensaio Clínico Randomizado

Um estudo controlado randomizado é conduzido para avaliar o risco de desenvolvimento de efeitos adversos gastrointestinais usando azitromicina em comparação com eritromicina no tratamento da coqueluche em crianças. Das 100 crianças com cocheluche, 50 recebem azitromicina e 50 recebem eritromicina. Resultados mostram vômitos em 5 pacientes no grupo azitromicina, em comparação com 15 pacientes no grupo eritromicina. Qual dos seguintes melhor representa a redução absoluta do risco de vômito entre os pacientes do grupo da azitromicina?

(A) 0,1                             (B) 0,2                         (C) 0,33                         (D) 0,67                         (E) 0,8

Resposta: Conceito de RAR = (15/50) - (5/50) = 0,3 - 0,1 = 0,2. Com o uso da azitromicina o risco caiu de 3 em 10 para 1 em 10, ou seja, caiu, absolutamente, de 2 em 10. Letra B.



Questão 5 - Desenho de Estudo

Um estudo é projetado para avaliar a viabilidade da acupuntura em crianças com dores de cabeça crônicas. Sessenta crianças com dores de cabeça crônicas são recrutados para o estudo. Além da terapia habitual, todas as crianças são tratadas com acupuntura três vezes por semana durante 2 meses. Qual das seguintes opções melhor descreve este desenho de estudo?
(A) Caso-controle    (B) Série de casos    (C) Cruzamento    (D) Transversal    (E) Coorte histórica
(F) Ensaio clínico randomizado


Resposta: É um estudo de intervenção (logo, A, D e E não servem). Não é ensaio clínico randomização, não houve randomização e sequer critério não randomizado de alocação. Trata-se de um estudo descritivo de série de casos. Letra B.



Questão 6 - Inferência Estatística

Em um estudo de coorte de mulheres idosas, a razão de risco relativo para fraturas de quadril entre aquelas que se exercitam regularmente é de 1,2 (intervalo de confiança de 95% de 1,1 a 1,8). Qual das seguintes é a conclusão mais apropriada sobre o efeito de exercício regular sobre o risco de fratura de quadril?
(A) Aumento estatisticamente não significativo no risco
(B) Diminuição geral estatisticamente não significativa no risco
(C) Diminuição geral estatisticamente significativa no risco
(D) Aumento geral estatisticamente significativo no risco


Resposta: Interpretação simples e direta. aumento de 20% variando (IC95%) de 10% a 80%. Letra D.


Questão 7 - Teste Diagnóstico

O valor preditivo de um teste constitui-se na probabilidade de uma doença existir, dados os resultados do teste. Empregando os conceitos de Valor Preditivo Positivo (VPP) e Valor Preditivo Negativo (VPN). A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
(A) O valor preditivo não depende da prevalência da doença na população testada.
(B) O valor preditivo positivo refere-se à probabilidade de o indivíduo ter a doença.
(C) O valor preditivo positivo caracteriza-se pela proporção de indivíduos com a doença que têm um
teste positivo para a doença (verdadeiro-positivos).
(D) O valor preditivo negativo caracteriza-se pela proporção de indivíduos sem a doença que
apresentam um teste negativo (verdadeiro-negativos).

Fonte: FUNDAÇÃO UNIRG – UNIVERSIDADE DE GURUPI – UnirG -REITORIA Edital 01/2021

Resposta: Interpretação simples e direta também, como na questão 6. Letra C. Letra A errada; Letra B seria uma probabilidade pré-teste; Letra D: especificidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário