Páginas

domingo, 4 de maio de 2025

Três questões novas_ Concurso_ COM RESPOSTA explicada ao final

1.As campanhas publicitárias em saúde são estratégias governamentais brasileiras utilizadas para qual finalidade?
A)Apoiar e conduzir ações de promoção de saúde e prevenção de doenças. 
B)Desestimular o combate às doenças transmissíveis.
C)Incentivar a adesão popular apenas na luta contra endemias locais.
D)Estimular ações individuais ao combate exclusivo a doenças parasitárias. 
Fonte: Ano: 2024 Banca: OBJETIVA Órgão: Prefeitura de Santa Leopoldina - ES Prova: OBJETIVA - 2024 - Prefeitura de Santa Leopoldina - ES - Técnico de Enfermagem


2. O Processo saúde-doença, também conhecido como história natural das doenças, é um conjunto de relações e variáveis que produzem e condicionam o estado de saúde e de doença de uma população, variando em diversos momentos históricos e do desenvolvimento científico da humanidade. Sobre esse tema, é correto afirmar que: 
A)O período pré-patogênese contempla a prevenção primária, que inclui a promoção da saúde e a proteção específica.
B)A história natural de uma doença é dividida em quatro partes: o período pré-patogênese, o período patogênico, o período pós-patogênese e o período de reabilitação. 
C)Embora os agentes etiológicos, hospedeiros e ambiente de uma determinada patologia sejam importantes para compreender dados epidemiológicos, estes não fazem parte do estudo do processo saúde-doença. 
D)A avaliação de fatores de risco é uma parte da patogênese que deve ser utilizada para identificação da epidemiologia, mas não é inserida na história natural da doença. 
Fonte: Ano: 2024 Banca: IPEFAE Órgão: Prefeitura de Aguaí - SP Prova: IPEFAE - 2024 - Prefeitura de Aguaí - SP - Médico de Ambulatório – Radiologista


3. A sensibilidade e a especificidade de um teste são usadas para determinar o quanto um teste é eficiente em identificar a presença ou a ausência de uma doença corretamente.
Sobre a sensibilidade e a especificidade de um teste, assinale a afirmativa correta.
A)A sensibilidade trata da proporção de pacientes doentes, mas que testaram negativo para essa doença.
B)Uma alta sensibilidade indica uma alta proporção de resultados falso-negativos.
C)Especificidade é a proporção de pacientes sem uma doença e que testam negativo para essa doença.
D)Testes com alta sensibilidade são ideais para a confirmação de diagnósticos.
E)Uma baixa especificidade significa que a proporção de resultados negativos verdadeiros é alta.
Fonte: Ano: 2022 Banca: FGV Órgão: PM-SP Prova: FGV - 2022 - PM-SP - 2º Tenente Estagiário – Veterinário


RESPOSTA 1-
As campanhas publicitárias em saúde são estratégias utilizadas para apoiar e conduzir ações de promoção de saúde e prevenção de doenças, como aponta corretamente a alternativa A; a alternativa B está incorreta, pois as campanhas visam incentivar o combate às doenças transmissíveis, por meio de informação e mobilização social; a alternativa C está errada, já que essas campanhas não se limitam apenas à luta contra endemias locais, mas abrangem uma gama de temas como vacinação, saúde mental, tabagismo, entre outros; a alternativa D é equivocada ao sugerir que o foco das campanhas seja exclusivamente em ações individuais contra doenças parasitárias, quando, promovem ações tanto individuais quanto coletivas em frentes de cuidado e prevenção.

RESPOSTA 2-
A afirmativa correta é a C, pois a especificidade representa a proporção de pacientes sem a doença que testam negativo, ou seja, verdadeiros negativos; a A está errada, porque descreve os falsos negativos, não a sensibilidade, que mede os verdadeiros positivos; a B está incorreta, já que alta sensibilidade está associada a baixa taxa de falsos negativos, e não o contrário; a D está errada, porque testes com alta sensibilidade são melhores para exclusão de doenças, enquanto testes com alta especificidade são preferidos para confirmação; e a E está incorreta, pois baixa especificidade significa mais falsos positivos, e não uma alta proporção de verdadeiros negativos.

RESPOSTA 3-
A afirmativa correta é a C, pois especificidade é a proporção de pacientes sem a doença que testam negativo para ela; a A está errada porque descreve falsos negativos, sensibilidade mede os verdadeiros positivos; a B está incorreta, já que alta sensibilidade implica baixa proporção de falsos negativos, e não o contrário; a D é incorreta porque testes com alta sensibilidade são mais úteis para excluir doenças, e não para confirmá-las; e a E está errada, pois baixa especificidade significa mais falsos positivos, e não uma alta proporção de negativos verdadeiros.